O avanço da globalização traz muitas vantagens para os diversos setores presentes na vida das pessoas, e na indústria não é diferente. Aprenda como facilitar o uso das tecnologias digitais na sua empresa e inovar cada vez mais.

Utilizar tecnologias digitais é um hábito muito comum, difundido em todo o globo terrestre. Usamos tais meios para socializar, para nos vestir, comer, quase todas as funções básicas e rotineiras de qualquer ser humano.

Porém, quando falamos do mercado industrial ou Indústria 4.0, o Brasil ainda possui um longo caminho pela frente.

Investir em meios modernos de produção no setor empresarial não é um hábito dos brasileiros, e que resulta na defasagem tecnológica. Mas, afinal, o que é a defasagem tecnológica? E como solucioná-la?

Saiba mais sobre o tema e como resolvê-lo com as 5 dicas abaixo.

O que é a defasagem tecnológica na indústria?

Todos os equipamentos possuem funcionalidades que com o passar do tempo se deterioram, tornando-os velhos e ultrapassados, e causando problemas que os deixam sem utilidade alguma. Por isso, é natural que sejam substituídos por equipamentos melhores, de preferência mais modernos e mais funções, buscando melhoria de resultados.

Quando falamos de empresas é a mesma situação, e por isso é importante sempre evoluir no mercado industrial, pois pode ocorrer o risco de se tornar inúteis ao consumidor e perante a concorrência global.  De acordo com a CNI – Confederação Nacional da Indústria, uma pesquisa mostrou que 14 dos 24 segmentos industriais do país possuem defasagem tecnológica, e que para continuar competindo no mercado, devem adotar medidas de digitalização nos processos produtivos.

Os motivos para a falta da modernização são as recentes recessões que aconteceram nos últimos anos, e que afligem pequenos e micro empresários, sendo estas a maioria de indústrias que compõe o cenário, e também devido às regras protecionistas criadas pelo Estado no final da Segunda Guerra Mundial e que duram até hoje.

Estes fatores levaram a acomodação das áreas produtivas nacionais, pois estas indústrias não possuíam espaço no mercado internacional, e que hoje refletem na competitividade e na qualidade de produção diante da modernidade das potências mundiais. Portanto, é necessário adaptar-se ao padrão de mercado atual, e recuperar os prejuízos gerados no setor empresarial brasileiro.

Como saber se minha empresa está em defasagem tecnológica?

Os fatores que podem levar a empresa a apresentar deficiência no setor tecnológico são diversos, e por isso é essencial a observação constante, uma vez que eles atrasam o desenvolvimento e podem levar a danos irrecuperáveis. Veja quais os aspectos que demonstram se o seu negócio apresenta defasagem tecnológica.

Segurança da informação

Utilizar sistemas de proteção defasados traz ameaças aos dados do seu negócio. Também o uso de softwares desatualizados atrapalha a análise e a eficiência de processos essenciais na tomada de decisões.

Perda de competitividade

Quando você percebe que a concorrência aumenta os níveis de qualidade em relação ao seu negócio, ocorre a perda de competitividade, e cada vez mais você se sente desmotivado a investir. Porém, atualizar é preciso, e por isso é importante o investir sempre.

Eficiência energética

Dispositivos e sistemas antigos apresentam baixa efetividade, além de consumirem mais energia, gerando danos ao ambiente interno e externo e aumentando gastos. Esses fatores também interferem na preservação de tais ferramentas, que se tornam mais caras e constantes devido à desatualização.

Experiência do consumidor

Uma empresa existe para prestar serviços ou vender produtos, por isso a experiência do usuário é algo essencial para manter o vínculo com os clientes e expandir para novos rumos.

Quando o investimento em melhorias não ocorre, há uma quebra de expectativas, e isso afasta os clientes conquistados e anula as chances de ampliar a rede de consumidores.

Falhas na produção

O processo produtivo, quando operado por ferramentas e aplicativos primitivos, é prejudicado, causando improdutividade e ineficácia. Além disso, utilizar meios manuais em atividades que seriam desempenhadas por técnicas mais avançadas, acelerando o processo de produção e confeccionando mercadorias com maior qualidade, reduz a motivação e o trabalho em equipe.

Então, como eu posso evitar que esse problema ocorra na minha empresa?

Dica 01. Invista em um sistema de gestão (ERP) moderno

Esta é uma das principais ferramentas a serem implantadas ou modernizadas, dependendo do caso de sua empresa. Os sistemas de ERP são responsáveis pelo planejamento de recursos do negócio, e para que operem de forma eficaz, é necessária a instalação de softwares mais modernos.

Quando sistemas antigos são utilizados, as empresas necessitam utilizar controles e monitoramentos de modo manual, a fim de complementar o serviço. Por isso, optar por softwares atualizados auxilia na gestão integrada, agilizando as tarefas, rendendo a produtividade e gastando menos.

Outra vantagem do sistema de ERP é a integração entre os diversos setores da empresa, proporcionando uma melhor comunicação e rapidez em tarefas simples, como a coleta de dados. A partir dessa coleta, o sistema pode realizar o cálculo do lucro, baseando-se no número de vendas e os custos para a produção, além de comparar com vendas anteriores e avaliar como o mercado almeja este item. Essa conexão confere agilidade, exatidão e gestão em todos os segmentos, melhorando e aumentando o desempenho.

Dica 02. Informatize seu negócio

A ação não consiste em criar planilhas ou documentos, mas um conceito abrangente, que pode ser nomeado de transformação digital. Dessa forma, a tecnologia vai além do suporte às operações, ela se torna uma ferramenta que desempenha a função de essência da empresa.

A informatização auxilia no arquivamento, organização e localização de processos, mas necessita de padronização. Como um meio de incentivo, hoje existe o Decreto nº 10.278, que regulamenta o registro, as técnicas e requisitos para digitalização de documentos públicos e privados, para que estes possuam os mesmos efeitos legais de documentos originais.

Digitalizar documentos e informatizar seu negócio economiza tempo e dinheiro, além de eliminar processos desgastantes, sujeitos a erros e fraudes.

Dica 03. Integre os setores da sua indústria

Os setores de uma empresa, apesar de possuírem funções distintas, são co-dependentes, e necessitam uns dos outros para fazer o negócio andar. Utilizar os sistemas de gestão para integrar estes setores é essencial na batalha contra a defasagem tecnológica.

A integração de sistemas nada mais é que subsistemas distintos trabalhando em parceria, mecanicamente, envolvendo otimizações, arquitetura de informação, inteligência de dados ou outras tecnologias.

A centralização de coleta e análise de informações interliga dados de todas as áreas, e assim, permite o compartilhamento de visões e experiências de todos os segmentos, gerando uma cadeia produtiva. Dessa forma, a integração possibilita maior comunicação entre as áreas, proporcionando maior agilidade e ocasionando na redução de erros.

Dica 04. Mantenha seu time atualizado

A implementação de tecnologias em sua empresa deve ser acompanhada por treinamentos, para que sua equipe possa estar preparada para utilizá-la. Por isso, são necessários cursos que ensinem a respeito das funcionalidades, mudanças e como lidar com cada uma delas.

Também é importante pensar em formações que leve a equipe além do que é empregado no seu negócio, pois a tecnologia é necessária e útil em qualquer área da sociedade. Formações com visão de futuro e atualizadas geram interesse na equipe e sentimento de valor, auxiliando na produção e rendimento dentro da empresa.

Dica 05. Pesquisar e inovar

Uma equipe de inovação é essencial quando tantas mudanças são empregadas. As vantagens de contar com um time de inovação são imensas, pois este grupo específico é responsável por utilizar suas visões, criatividade e conhecimento para tornar a empresa cada vez melhor e maior.

Promova cursos para lideranças, e incentive combinações de pessoas com diferentes perfis para montar sua equipe de inovação.  

Conclusão

Evitar a defasagem tecnológica é um grande desafio para as empresas brasileiras, porém, seguindo os conceitos de Integração, informatização e inovação, é possível superar qualquer barreira.

O caminho parece árduo, mas é recompensador, pois levará sua empresa a um novo patamar, além de facilitar a vida da mesma em todos os processos realizados. Estude e aplique as dicas, buscando sempre a excelência e a melhoria para seus clientes, funcionários e seu negócio.