Identificar e combater fraudes dentro de uma empresa é um dos grandes desafios enfrentados pelos empresários ao redor do mundo. Fraudes internas são associadas a grandes corporações, mas dados do relatório de 2016 da Association of Certified Fraud Examiners nos mostram que pequenos negócios sofrem em média a mesa porcentagem de perdas com fraudes, especialmente por estarem menos preparadas para enfrentá-las.

Uma empresa perde em torno de 5% de seus lucros anuais para fraudes. Além disso, empresas que não possuem processos antifraude sofrem, em média, danos duas vezes maiores que as empresas que possuem;

Relatório “Global Fraud Study, Report to the Nations on Occupational Fraud and Abuse” realizado pela ACFE’s (Association of Certified Fraud Examiners, Inc.)

Enfrentar esse comportamento nocivo é desafiador para qualquer gestor, especialmente porque nem sempre é possível visualizar onde está acontecendo. Mas será que toda empresa está sujeita a fraude?

Existem sinais de que fraudes internas estão acontecendo e ao quais devemos nos atentar? Ou é ideal que a empresa parta do pressuposto de que elas existem e simplesmente comece a adotar medidas de prevenção e combate?

Pensando em ajudar os gestores a responderem essas perguntas e desenvolverem um olhar crítico para suas atuações internas, fizemos um webinar gratuito com grandes nomes do mercado e experts em gestão de risco e cultura da honestidade corporativa: FRAUDES INTERNAS: COMO IDENTIFICAR E COMBATER.

[WEBINAR] Fraudes internas: como identificar e combater

À medida que uma empresa cresce, é necessário que ela se adapte cada vez mais rápido, mas ao mesmo tempo é comum que processos consolidados deixem de ser revisitados, como acontece muito com a prestação de contas corporativas.

No entanto, melhorias de eficiência são sempre bem vindas e, no que diz respeito ao combate de fraudes, são essenciais como aliadas naquilo que o olho humano não é capaz de identificar.

Durante o webinar nossos convidados trouxeram soluções simples que podem auxiliar sua empresa no combate a fraudes. Emil Andery, executivo com mais de 30 anos de experiência em auditoria, pontuou que o primeiro passo para identificação de problemas internos é muito simples e, ainda assim, as empresas pecam em executar: uma gestão eficiente, com processos bem delineados e, consequentemente, claros para todos os envolvidos.

Nossos convidados apontaram que uma das melhorias mais eficazes para solucionar esse desafio é bem óbvia: criar um time dedicado ao combate às fraudes, um time que possa acompanhar os inúmeros setores e processos para detecção de “red flags”, termo usado para designar os sinais de que algo está errado.

Empresas que possuem gestão ASG (Ambiente, Social e Governança) implantados no seu negócio, por exemplo, conseguem garantir aos seus consumidores e investidores, não só um índice ínfimo de fraudes e corrupções, mas de comprometimento com o meio ambiente.

Tudo isso trabalhando 3 pilares: o uso de recursos naturais (ambiente), políticas e relações de trabalho (social) e independência de conselho (governança), um modelo de gestão eficaz que elimina as chances de fraudes internas, ou as tornam fáceis de serem identificadas e rapidamente combatidas.

Fraude é uma verdadeira doença para toda empresa, por isso toda ação é válida no seu combate. Além do monitoramento de processos, pessoas e tecnologias, a presença de uma cultura antifraude em toda cadeia hierárquica e a criação de um código de ética e orientação podem ser decisivas na eliminação daquilo que tanto prejudica as empresas brasileiras.

Os convidados falaram ainda sobre compliance, como estabelecer um canal de denúncias e como considerar a segurança cibernética no combate a fraudes. Você pode assistir AQUI ao bate papo na íntegra e aproveitar todas as demais dicas.

Mas como combater fraudes internas em pequenas e médias empresas? Algumas dicas práticas:

Além de projetos grandes para empresas complexas, o combate a fraudes pode e deve ser executado em quaisquer esfera. Seja em PMEs, seja internamente em setores específicos.

Vale a pena mencionar que fraudes não acontecem apenas em dinheiro, mas também no aproveitamento de regras básicas de conduta, como desrespeitar a proibição de consumo de bebidas alcoólicas dentro da empresa e ainda assim solicitar reembolso daquele comprovante, afinal, “vai que passa”.

É fundamental que a empresa treine seus colaboradores, afim de educa-los para toda e qualquer situação, com essas medidas as instituições colaboram não só na formação de bons profissionais, mas de cidadãos melhores também.

Nossos convidados deram algumas dicas práticas e soluções para enfrentamento desse problema em menor escala

  • Aplicar o networking e conhecer as ações que gestores de outras empresas, do mesmo seguimento, estão tomando para combater os pontos vulneráveis a fraudes identificados por eles;
  • Criação de um manual básico de conduta, para direcionar os colaboradores quanto aos seus deveres e obrigações dentro da instituição;
  • Criar uma linha direta para denúncias de fraudes, com os devidos cuidados para não desencorajar o denunciante, e para isso é aconselhável que essa linha seja endereçada para o alto escalão da empresa;
  • Aproveitar das iniciativas de inovação, se integrar a esse ecossistema para descobrir soluções no mercado que podem ajudar a automatizar processos burocráticos e vulneráveis, como é o caso da prestação de contas e reembolso de despesas corporativas feitas com papeis e planilhas;

Você pode conferir o restante das dicas assistindo ao webinar, clicando aqui.

O que é mais importante? A honestidade ou a inibição e punição de fraudes?

Ao final do evento foram realizadas algumas das perguntas encaminhadas pelo público e elas giraram em torno, principalmente, da melhor aplicação de punição e do fato de dever ou não expor a fraude. A visão dos experts foi complementar, mas todas reforçaram a importancia de existir um código de conduta pré definido para essas situações.

A sugestão dos especialistas é de que sejam incluídas essas políticas logo no treinamento do colaborador, afinal, é nesse momento que a visão do colaborador se alinha com a da empresa.

Porém, há que se levar em consideração que isso não tira a necessidade de haver medidas de punição. Uma vez treinados, nenhum colaborador pode dizer que não sabia dos seus direitos e deveres, havendo brechas ou fraudes, é válida a aplicação da punição estabelecida pela empresa

Como assistir ao webinar?

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[WEBINAR] Fraudes internas; como identificar e combater

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Como realçado no texto e ao longo do webinar, independente do porte da sua empresa ou da área de atuação, é fundamental contribuirmos para a criação de uma cultura antifraude, incentivando a honestidade dentro de nossas empresas. O combate ativo a fraudes, a melhora de processos e a inovação digital são os grandes aliados dessa luta.

Então, se você não conseguiu ver ao vivo e que ver o conteúdo completo, clique aqui e assista agora o conteúdo completo do Fraudes Internas: como identificar e combater. Além disso, se quiser ver todos os outros webinares e materiais completos, basta acessar nosso blog e conferir todos os conteúdos já publicados por lá.