Um dos maiores desafios enfrentados pela indústria na atualidade é se manter sempre atual e acompanhar as mudanças tecnológicas da sociedade. Por isso, a constante inovação e transformação da indústria passa a ser uma tendência importante e necessária diante deste cenário de rápidas mudanças em todas as áreas.

Pensando nisso, reunimos grandes nomes relacionados às tendências de transformação e inovação na indústria: Anna Paula Graboski, CEO da Landix; Fábio Tulio Felippe, Diretor de Inovação da Sankhya; e Mariana Nigro, Head de Inovação da Britvic Brasil para debaterem e exporem suas ideias e vivências no dia a dia profissional.

tendências da transformação e inovação na indústria

Um dos principais insights gerados logo no início do webinar é a certeza de que, para que as transformações ocorram, primeiro é preciso que haja uma mudança cultural na mentalidade das pessoas. Só isso pode fazer com que as adaptações constantes passem se tornem parte da estrutura empresarial. 

Segundo Mariana Nigro, palestrante da empresa Britvic, os projetos do dia a dia, de criar, inovar, planejar, são desafiadores, mas o principal ponto é encabeçar essa mudança cultural, tentar trazer o novo mesmo com a resistência natural das pessoas com as mudanças.

O principal ponto é lidar com essa resistência e isso só poderá ser feito com uma mudança estrutural na forma com que vemos todas essas transformações constantes, ao invés de resistir é preciso abraçar e investir nas inovações da indústria. Depois de despertar as faíscas da transformação, é preciso nutri-las para que as chamas não se apaguem, por isso a palestrante da empresa Landix, Anna, propõe:

É preciso que a inovação seja tratada de forma mais natural e cotidiana na empresa. É preciso que esse processo integre a própria estrutura de funcionamento da indústria por que as principais inovações sejam feitas nos processos simples e diários enfrentados no cotidiano.

Por isso ao longo do webinar Anna defende que em um primeiro momento as inovações não devem possuir um caráter extraordinário capaz de mudar toda estrutura empresarial e reinventar todos os processos. É ideal que elas comecem com mudanças pontuais e necessárias que vão abrir caminho para transformações posteriores mais profundas e estruturais.

Neste sentido, o palestrante Fábio, da Sankhya propõe uma desmistificação da inovação, já que vivemos em um contexto de transformações rápidas e constantes onde a única certeza que temos é que as coisas estão em uma mudança contínua. Por isso a inovação está muito próxima do cotidiano empresarial e é necessário que ela seja incorporada ao modelo industrial, tendo o seu espaço garantido e incentivado dentro das empresas.

“As transformações que aconteciam de décadas em décadas hoje acontecem em questões de semanas, por isso é preciso que a indústria se adapte a esse novo modelo de produção onde a inovação não é mais a exceção, mas a regra do cotidiano empresarial.”

Todo esse processo de inovação carrega um grande objetivo, que é adaptar de forma cada vez melhor a indústria em relação a sociedade, cumprindo o seu papel final e social de ser útil e contribuir positivamente para com o desenvolvimento geral da comunidade, ou seja, as indústrias precisam estar sempre se adaptando para acompanhar as mudanças que ocorrem ao seu redor.

Alguns exemplos concretos de ações nesse sentido são de empresários de Uberlândia que formaram um movimento “Juntos por Uberlândia”. Logo no início da pandemia do covid-19 em 2020, e se organizaram para contribuir com doações para o combate da pandemia, além de direcionar trabalhos e projetos específicos de suas empresas para ajudar o micro e pequeno empresário.

É possível conhecer essas e outras iniciativas abordadas no Painel: Tendências da transformação e inovação na Indústria | #SID2021 DIA 01, e perceber que elas podem ser consideradas inovações e adaptações da empresa ao seu contexto externo.

Além de todas as transformações que vão acontecendo com a empresa em relação ao seu meio, é importante também pontuar as transformações internas em seus processos empresariais, e para isso é importante perceber o papel fundamental que a internet e as tecnologias afins provenientes dela tem em inovar e modificar estruturas que já estavam estabelecidas a muito tempo dentro da indústria.

Neste sentido, Fábio, palestrante da empresa Sankhya, pontua que a internet encurta os processos, aproxima as distâncias, e abre possibilidades para que as coisas sejam feitas de formas diferentes e mais eficientes. A própria estrutura física das máquinas vem sendo modificada, elas estão cada vez menores, mais acessíveis, mais inteligentes, mais rápidas, e essas portas que são abertas pela evolução tecnológica através da internet devem ser aproveitadas pelos gestores empresariais, já que a tecnologia sem dúvidas é um dos combustíveis que gera energia para que todas essas possibilidades ocorram.

Porém, um aspecto fundamental de todo esse processo que precisa ser abordado é a gestão de pessoas dentro da empresa, qual é a nova forma de liderar? Qual é a forma correta da liderança empresarial guiar os seus colaboradores neste contexto? São perguntas importantes abordadas em detalhes no vídeo do Painel: Tendências da transformação e inovação na Indústria | #SID2021 DIA 01, que você pode conferir em maiores detalhes.

A palestrante Anna, da empresa Landix, propõe que as próprias lideranças precisam também se atualizar sobre qual a melhor forma de incentivar seus colaboradores a participarem das mudanças e inovações dentro da empresa, e mais do que apenas aceitar as transformações é preciso ser um agente ativo e gerador de inovações independente do cargo ocupado, ou seja, as mudanças devem ocorrer de forma a englobar todos os colaboradores da indústria, e partindo apenas de uma liderança que vai impor essas transformações aos seus subordinados hierarquicamente.

Ao se tratar das inovações na indústria, a própria hierarquia empresarial deve incentivar e impulsionar as mudanças, mas ela não pode ser protagonista deste processo sem envolver o restante da empresa, toda a empresa deve ser parte ativa e integrada para lidar com as novas dinâmicas que vão sendo modificadas em virtude de todas inovações que a indústria irá enfrentar.

Por fim, os principais pontos da discussão podem ser acompanhados em profundidade e maiores detalhes no vídeo Painel: Tendências da transformação e inovação na Indústria | #SID2021 DIA 01.

Porém, é possível levantar os assuntos mais importantes abordados no painel, entre eles:

  • A necessidade de uma mudança cultural e na mentalidade dos gestores e colaboradores das empresas, para que passem a entender as inovações como parte vital e constante de todo o processo empresarial, não apenas um fator isolado que surge em um ou outro momento nas pautas cotidianas da administração de uma empresa;
  • É preciso deixar claro que as transformações são constantes, e precisam ser encaradas com caráter de permanência;
  • É indispensável nutrir as inovações depois de colocá-las em prática, não basta apenas idealizar as modificações e adaptações necessárias mas é preciso concretiza-las e alimenta-las de forma constante para que elas possam integrar o dia-a-dia da indústria;
  • Além disso, é preciso desmistificar a inovação como se ela fosse muito grande, capaz de quebrar todos os paradigmas e modificar o funcionamento empresarial de uma vez por todas;
  • A inovação precisa e pode ocorrer nas mais simples tarefas da rotina, evoluindo dali para alcançar a inovação como um processo natural e contínuo, sedimentando uma visão mais concreta e menos ilusória do que seriam essas transformações; E como ponto final, percebemos que os agentes ativos na realização das transformações são todo o corpo empresarial, e não apenas os líderes, todos colaboradores da empresa devem participar ativamente das inovações que vão ocorrer e não apenas aceitar de forma passiva as novas mudanças.

A liderança empresarial pode e deve incentivar os processos de transformação, mas a concretização de uma nova realidade da indústria deve englobar todos os envolvidos com a empresa e não apenas sua liderança. 

Se você não conseguiu ver ao vivo e que ver o conteúdo completo, clique aqui e assista agora o conteúdo completo do Painel: Tendências da transformação e inovação na Indústria | #SID2021 DIA 01.