Investimentos: Como rentabilizar o fluxo de caixa de forma estratégica utilizando operações compromissadas

Entenda qual investimento pode garantir para sua empresa um retorno rápido, seguro e livre de impostos como o IOF.
Felipe Costa
Um homem sentado numa cadeira com texto na imagem falando sobre investimentos

De Financeiro para Financeiro é um projeto do Espresso, um espaço dedicado aos profissionais da área financeira, onde eles compartilham suas experiências e oferecem dicas valiosas para o desenvolvimento da sua carreira.

Se você é responsável pela gestão financeira de uma empresa, certamente já se deparou com o desafio de manter o caixa "nervoso" parado, seja na conta corrente ou em um CDB com baixa rentabilidade. 

Essa parcela de recursos, que muitas vezes permanece ociosa por um curto período, pode ser melhor aproveitada com um investimento que garanta retorno rápido, seguro e livre de impostos como o IOF.

Nosso convidado, Felipe Costa, possui mais de 6 anos de experiência no Mercado Financeiro e sólida carreira na área de investimentos, é formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP).  Atualmente, atua como Especialista de Investimentos na Matriz da XP, ajudando clientes a alcançarem seus objetivos financeiros, com uma visão estratégica e ampla do mercado.

Felipe vai mostrar como as operações compromissadas funcionam e como essa alternativa pode transformar o potencial do caixa da sua empresa. Boa leitura! 

Investimentos: Como rentabilizar o fluxo de caixa de forma estratégica utilizando operações compromissadas

Investir o caixa “nervoso” da sua empresa, aquele que fica parado em conta corrente ou aplicado em um CDB (onde o famoso IOF consome todo rendimento), em uma opção mais segura com retorno rápido e garantido parece uma boa ideia, não é mesmo?

Os investimentos em Renda Fixa podem ser realizados por meio de diversos produtos financeiros. Alguns são mais populares entre os investidores, como CDB, LCI e LCA. No entanto, além dessas alternativas, há outro tipo de aplicação que pode ser interessante para diversificação da carteira, com baixo risco e garantia: as chamadas operações compromissadas. 

Vem comigo que vou te contar sobre elas!

Mas o que são operações compromissadas? De forma simplificada, essas operações são acordos financeiros onde uma instituição financeira empacota títulos, como títulos públicos e emissões bancárias, para uma empresa. Nesse acordo, a instituição se compromete a recomprar o ativo em uma data futura, a um preço previamente combinado.

Deste modo, a empresa é beneficiada pela venda futura, em data pré-determinada, por um valor superior ao preço da compra, enquanto a instituição é beneficiada com o levantamento de recursos no momento da venda.

As operações compromissadas são uma ótima opção para aquele caixa que ficará parado por apenas alguns dias. 

Além da liquidez diária, a isenção de IOF garante um retorno “limpo” da aplicação. O IOF é um imposto que incide de forma regressiva no primeiro mês da aplicação; assim, aplicações em CDB, por exemplo, acabam tendo sua rentabilidade consumida pelo imposto, não sendo a opção mais estratégica nesse caso.

Por haver um título de renda fixa como lastro (garantia) da operação, e com condições de prazo e retorno previamente combinadas, considera-se um investimento de baixíssimo risco. 

Na imagem acima, podemos observar a diferença de rentabilidade que uma aplicação em operações compromissadas traz em comparação a uma conta remunerada e a uma aplicação em CDB a 100% do CDI. Para uma aplicação de um milhão, em 7 dias úteis, a compromissada equivale a um CDB a 203% do CDI. Se o caixa permanecer por até 14 dias úteis, a compromissada continua sendo a melhor opção para rentabilizar de forma estratégica

No exemplo apresentado, por um período de 14 dias úteis, a rentabilidade líquida é de R$3.275,00. Já dá para pagar o cafezinho do mês, não é mesmo?  Se aplicarmos em duas janelas diferentes, a rentabilidade no mês pode ser ainda maior.

Mas afinal, vale a pena investir em operações compromissadas? Para um valor que ficaria parado em conta, VALE E MUITO.  

Gostou do assunto e gostaria de saber mais sobre? Me chame em algum dos canais abaixo e vamos combinar um café para conversarmos mais sobre esse trabalho estratégico que a XP Empresas pode trazer para o seu negócio! 

https://www.linkedin.com/in/fea-costa/

E-mail: felipe.fcosta@xpi.com.br

(11) 4395-4840

Quer fazer parte da comunidade ”De Financeiro para Financeiro” ou deixar sua sugestão de conteúdo? Basta mandar sua mensagem.

Autor
Felipe Costa
Especialista no mercado de investimentos
Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão a melhor curadoria de conteúdo para o financeiro.

Posts recentes

Diga adeus às
planilhas e notinhas

Experimente a plataforma do Espresso sem custos e pelo tempo que precisar. Simplifique seus processos de adiantamento e reembolso.
Gestão de Despesas GRÁTIS