Para quem trabalha viajando é bem comum ter que registrar as despesas que teve no período para, quando voltar, entregar para a sua empresa reembolsar. Cada gasto com alimentação, deslocamento entre locais, hospedagem, enfim, tudo o que precisar ser reembolsado precisará ser registrado e comprovado.
De posse dessa papelada, é hora de catalogar tudo. Você abre o Excel e não sabe por onde começar a criar uma planilha de despesas para registrar. Quando se dá conta, em meio a notinhas, cupons e planilhas, perdeu um dia inteiro.
Ou ainda, pior do que isso, percebeu que alguns comprovantes sumiram e, devido à política de reembolsos da empresa, saberá que o reembolso não poderá ser feito.
É realmente bem chato guardar comprovantes e preencher essas planilhas, mas se faz necessário. O reembolso de viagens é uma prática comum e – para que ele possa ser feito – são necessárias as burocracias mencionadas acima.
Pensando nisso, criamos um passo a passo para você se organizar e criar uma planilha que facilite a sua vida e não seja um grande problema no futuro.
Para conseguir o seu reembolso, provavelmente você terá que apresentar as famosas notinhas do que gastou. Uma dica é separar uma pasta ou envelope para guardar e não perder os comprovantes de pagamentos.
Outro ponto, certifique-se de organizá-los por data, o que facilitará o processo de registro e comprovação. Além disso, mantenha essa pasta em um local seguro, protegida contra possíveis acidentes que possam comprometer seus documentos e, consequentemente, seu reembolso.
Independentemente da política de reembolso de sua empresa, é recomendável criar uma planilha personalizada que inclui campos de identificação do funcionário. Geralmente, esses campos incluem:
Simplifique o processo de solicitação de reembolso categorizando seus gastos. Divida suas despesas em categorias como alimentação, transporte, hospedagem e outros.
Além de tornar a revisão mais fácil, essa prática permite que você localize rapidamente os comprovantes no meio de toda a papelada. Etiquetas coloridas podem ser usadas para diferenciar visualmente as categorias, tornando o processo ainda mais eficiente.
Em sua planilha de controle, crie campos específicos para o registro de cada despesa. Recomendamos incluir as seguintes colunas:
Essas colunas são comuns em planilhas de registro de despesas e devem ser organizadas de forma lógica e clara.
O Microsoft Excel oferece diversas fórmulas que podem agilizar seus cálculos. Mesmo que você não seja um expert em Excel, fórmulas básicas de soma e multiplicação podem simplificar o processo de cálculo e somar automaticamente os valores.
Automatize o máximo possível, pois os computadores e softwares são excelentes para isso.
Uma planilha organizada e visualmente agradável é fundamental. Invista algum tempo personalizando cores e estilos para garantir que sua planilha tenha uma apresentação atraente.
Lembre-se de que uma planilha bem projetada facilita a revisão das despesas, minimizando erros e atrasos no processo de reembolso.
Para economizar tempo e simplificar ainda mais o processo, disponibilizamos um modelo de planilha de despesas de viagens corporativas. Sinta-se à vontade para personalizá-lo de acordo com as necessidades de sua empresa, mas já deixamos a estrutura pronta para uso imediato.
Agora, com essas dicas e nosso modelo de planilha, você estará mais preparado para enfrentar o desafio de registrar e controlar suas despesas de viagens corporativas. Simplifique esse processo burocrático e concentre-se no que realmente importa durante sua viagem a trabalho. O reembolso de despesas nunca foi tão fácil!
Em resumo, adotar um sistema eficaz para o controle de despesas de viagens corporativas pode tornar sua vida muito mais simples, economizando tempo e evitando preocupações desnecessárias. Se você deseja experimentar a facilidade e eficiência de nosso sistema personalizado, não hesite em agendar uma demonstração gratuita.