O mercado de trabalho não aceita mais vendedores medianos. Para se destacar como vendedor, é preciso ser um vendedor ninja. Nesse post, iremos trazer 6 ferramentas que farão toda a diferença para aumentar sua produtividade como vendedor.

Vamos lá?

1. Evernote

O Evernote é uma poderosa ferramenta para anotações. Ele serve como um “depósito” para suas ideias e notas do dia a dia. Com uma organização por cadernos, é possível utilizá-los para catalogar cada cliente, registrando tudo que é importante para a condução da venda.

Lembre-se: quanto mais informação você conhecer, melhor para efetuar uma venda com sucesso.

Outra funcionalidade interessante do Evernote é o registro de cartões de visita. Quem é vendedor sabe que essa é uma rotina – ainda – comum. Acumular diferentes cartões pode até ser legal, mas é inviável e impossível carregá-los consigo, então, o aplicativo ajuda você nisso.

Dica: ao vincular sua conta do LinkedIn com o Evernote, a funcionalidade para digitalizar cartões estará disponível gratuitamente por 1 ano.

Veja também: 7 técnicas para conduzir seus clientes ao fechamento

2. Google Drive + Google Docs

O Google possui diversas ferramentas gratuitas que podem ser úteis para um vendedor. O destaque vai para o Drive, que te possibilita salvar uma boa quantidade de arquivos na nuvem. Conseguindo acessar tudo de qualquer lugar, não vai ter mais que falar “essa apresentação te mostro depois, está salva em outro computador”.

Além de compartilhar arquivos, usuários do Google Drive recebem acesso em outra importante ferramenta: O Google Docs. Nele, você poderá criar documentos de texto, planilhas e até apresentações para serem facilmente compartilhadas quando necessário. O Google Docs consegue substituir a suíte Microsoft Office em diversos casos, com a vantagem de ser totalmente na Nuvem e estar integrada nativamente com o Google Drive.

3. Canva

O Canva é um software de design gratuito, que funciona inteiramente navegador e possibilita a criação de imagens para cartões, convites, posts em redes sociais, montagens para apresentações, entre outros.

Sua facilidade é tamanha que um vendedor pode usá-la para deixar as apresentações para os clientes mais bonitas e chamativas, algo que certamente tem influência positiva em uma negociação.

Conheça o Canva clicando aqui.

4. FlatIcon

É bem comum que vendedores precisem montar apresentações para explicar como um produto funciona ou para mostrar propostas. O Flaticon é o maior banco de imagens para você buscar o que precisa e criar apresentações mais bonitas sem ter muito trabalho.

Nele, você tem uma infinidade de ícones e imagens para ilustrar seus materiais. Os recursos disponíveis são gratuitos – para projetos públicos, é necessário dar créditos para o criador das imagens.

5. Wunderlist

Qual era a primeira tarefa a ser executada em uma semana que se inicia?

Se você não sabe a resposta puxando da memória, precisa utilizar um gerenciador de lista de tarefas. Nesse quesito, o Wunderlist é uma excelente alternativa para gerenciar cada tarefa pendente e não permitir que você esqueça algo importante.

O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para smartphones e também na web. Com isso, você estará sempre acessível para sua lista de afazeres, independente do lugar que esteja.

6. Espresso

Vendedores, com algumas exceções, estão sempre viajando e visitando clientes pessoalmente, por isso, necessitam registrar as despesas originadas dessas visitas, sejam gastos com combustíveis, refeições, hospedagens ou alguma despesa extra da função. É justamente aí que os problemas começam: qual a melhor maneira para registrar as despesas corporativas e pedir um reembolso depois?

O Espresso é uma plataforma que facilita isso para você, vendedor. Através do app, disponível para Android e iOS, o registro dos gastos corporativos fica fácil e descomplicado: basta registrar o tipo da despesa, colocar uma descrição, tirar uma foto do comprovante e salvar. Pronto! A despesa estará registrada e, após envio para aprovação, poderá ser reembolsada. Tudo isso sem a necessidade de guardar qualquer tipo de comprovante ou de criar planilhas confusas e de difícil conferência.

Qualquer VENDEDOR NINJA sabe que a otimização de tempo é fundamental no desempenho de vendas. Qualquer espaço de tempo livre é fundamental para um vendedor hunter – abordamos o conceito nesse artigo – agendar reuniões e conquistar novos clientes.

Tem alguma dica de ferramenta legal? Deixe nos comentários para que possamos ver!


Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas. Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail em contato@espressoapp.com.br. Se preferir, interaja conosco em nossa página do Facebook ou do LinkedIn.

quer conhecer o espresso? solicite uma demonstração