Muito usado no exterior e cada vez mais popular no cenário empresarial brasileiro, o cartão corporativo é uma das melhores alternativas disponíveis no mercado para quem quer aumentar o controle sobre os gastos e reduzir as chances de fraude.

Nosso novo lançamento, a conta digital com o Cartão Espresso, traz a solução que faltava para impulsionar sua empresa no rumo de um financeiro mais eficiente, produtivo e seguro.

O Espresso é uma plataforma digital completa (web e mobile) que automatiza de ponta a ponta sua gestão de reembolsos, adiantamentos e prestação de contas. A chegada do cartão complementa nossa ferramenta integrando as despesas 100% dentro da prestação de contas, dispensando qualquer processo de conciliação.

No entanto, muitas dúvidas surgem quando o assunto envolve mudanças no processo financeiro. Dentre as perguntas que mais recebemos: Essa não é uma ferramenta muito cara para minha empresa? Será que não perderemos o controle e estaremos mais sujeitos a fraudes? Será que os benefícios do cartão são suficientes para justificar as mudanças?

São questões comuns e para respondê-las trouxemos esse artigo com 5 usos do cartão corporativo que vão facilitar a sua vida e da sua empresa. Leia até o final para solucionar todas as suas dúvidas e entender as principais vantagens de aplicar essa tecnologia na sua empresa.

Afinal de contas, o que é um cartão corporativo?

Um cartão corporativo é um cartão de crédito ou débito, que pode ser usado pelo colaborador para custear ou contrair gastos diretamente relacionados com suas atividades na empresa. Gastos com viagens e consultorias, despesas de combustível, alimentação, hospedagem ou até mesmo cobrir estoque de materiais de escritório, valores gastos em mídia paga e por aí vai.

Ele é bem semelhante ao cartão que você, pessoa física, utiliza no dia a dia. A principal diferença é que as compras realizadas com ele serão faturadas para a empresa contratante e não para o colaborador que as realizar.

A princípio pode parecer que essa é uma realidade exclusiva para empresas de grande porte, mas independente do porte, setor de atuação, quantidade de funcionários, é possível fazer um cartão para sua empresa e aproveitar todos os benefícios.

Inclusive, quando aliado a uma política de uso bem feita, o cartão corporativo pode ser um recurso poderoso no controle de gastos e ações antifraude – tão importantes para pequenos e médios negócios. 

Quem pode usar o cartão da empresa?

Desde que diretamente vinculados com a empresa, os cartões podem ser distribuídos para todos os funcionários de acordo com a necessidade e as regras estabelecidas pela contratante. 

As regras de uso e o que cada colaborador está autorizado a fazer com seu cartão também será vinculado às regras estabelecidas internamente.

Todos os cartões corporativos são iguais?

Existem vários tipos de cartão corporativo no mercado, mas via de regra eles seguem dois modelos principais: o pré-pago e o pós pago. 

Pré-PagoPós-Pago
Recarregável (Extrato)Compra e depois paga (Fatura)
Sem aprovação de créditoAprovação de crédito
Sem anuidadeAnuidade
Não permite compras parceladasPermite compras parceladas

Agora que você entendeu como funciona o cartão corporativo, aproveite para se inscrever na lista de espera e entrar na fila para usar o Cartão Espresso para transformar seus processos financeiros.

5 usos do cartão que vão melhorar sua vida e da sua empresa

Centralização de Despesas

O cartão corporativo vem para centralizar as despesas em um único extrato ou fatura, permitindo o acompanhamento diário dos gastos, melhorando o controle de gastos dos seus colaboradores.

Além de evitar a transferência direta de dinheiro para colaboradores, a famosa caixinha e os reembolsos sem controle, a centralização das despesas permite que você tenha acesso mais fácil aos dados relativos aos gastos.

Uma vez que os dados estão mapeados é mais fácil tomar decisões estratégicas e realizar ajustes na política de uso do cartão, evitando perdas.

Auditoria e segurança contábil

Consequência direta da centralização das despesas, a conciliação contábil também só tem a ganhar com o uso de um cartão corporativo.

O uso do cartão facilita o processo de auditoria e segurança contábil, uma vez que a fatura permite a visualização dos valores sem que haja confusão entre eles. No cartão Espresso, inclusive, a conciliação entre os valores que saíram e entraram é feita automaticamente: ele é 100% integrado à gestão de despesas.

Veja também: Tributação de reembolso e outras dúvidas jurídicas

Melhoria do Processo de Prestação de Contas

Sabemos muito bem que empresas com demandas onde viajar faz parte da rotina dos colaboradores, gastos com combustível, alimentação, estacionamento e hospedagem são comuns e recorrentes.

Para que isso aconteça o colaborador precisa solicitar adiantamentos ou realizar  o gasto do próprio bolso e solicitar reembolso mediante comprovação dos gastos.

O cartão corporativo vem para facilitar esse processo, onde o colaborador realiza os gastos direto na conta da empresa apenas justificando as despesas.

Separação das Despesas Pessoais e da Empresa

Ainda é muito comum que o colaborador utilize seu cartão pessoal para realizar despesas em nome da empresa, solicitando reembolso posteriormente. 

Esse processo ainda recorrente pode levar a uma grande confusão no controle e acompanhamento do orçamento que foi estabelecido para esse tipo de gasto, afetando o fluxo de caixa e a saúde financeira da sua empresa.

Com uso do cartão corporativo a sua empresa tem um extrato/fatura próprio de controle total do seu financeiro, além de evitar os adiantamentos ou que o colaborador gaste o próprio dinheiro com despesas da empresa.

Maior segurança tributária para todos os envolvidos.

Planejamento Financeiro

Com o uso do cartão corporativo sua empresa conseguirá ter um planejamento financeiro, com controle de gastos e até estabelecer limites, como por exemplo:tipos de despesas, centro de resultados, projetos, times, entre outros.

O maior ganho nesse quesito é o de poder gerenciar o dinheiro destinado para despesas  da sua empresa com mais assertividade e precisão, além de gerar um histórico que vai permitir previsões de gastos futuros.


Controlar as despesas e gastos da sua empresa pode ser um desafio hoje, mas não precisa ser difícil para sempre. É por isso que centenas de empresas acreditam e confiam no Espresso para automatizar a gestão financeira e tornar os processos mais seguros e eficientes.

O cartão Espresso é 100% integrado à gestão de despesas. Uma solução financeira simples, completa e criada sob medida para resolver os principais problemas que ainda existem na sua prestação de contas.

Com o cartão Espresso você pode:

  • Dar adeus aos adiantamentos em dinheiro;
  • Eliminar a conciliação de faturas e recibos, diminuindo erros e fraudes;
  • Garantir maior controle dos valores oferecidos e gastos pelos colaboradores;
  • Minimizar a complexidade da sua prestação de contas, economizando tempo e reduzindo o desgaste dos seus colaboradores;
  • Melhorar a segurança física e trabalhista de toda a empresa.

Integre nosso app ao seu ERP, dê adeus definitivo aos cupons, notinhas e planilhas. 

Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo.