De uma forma resumida, mas correta, é possível dizer que cartão corporativo é um cartão (seja ele de crédito ou débito) destinado às empresas.

Da mesma forma como o cartão para pessoas físicas, o cartão para empresas tem suas limitações de acordo com o plano e a instituição financeira à qual são vinculados. Ou seja, conforme o contrato de cartão que a empresa possui são definidos benefícios, limite de gastos, se é possível ou não realizar transações internacionais, dentre outras.

Diferente do cartão de crédito comum, o cartão corporativo não precisa ser nominal. Ele pode ser utilizado por uma única pessoa, como um sócio, ou pode ser utilizado por vários funcionários, ou por um time predeterminado. Tudo depende de como a empresa irá escolher lidar com os cartões corporativos, e o contrato estabelecido com o banco prestador do serviço.

É comum que as empresas utilizem o cartão corporativo ou um cartão empresarial sejam usados para despesas como:

  • Despesas de viagens corporativas e equipe externa (como hospedagem, traslado, alimentação);
  • Compra de materiais para escritório e reposição de estoque;
  • Reuniões com clientes e visitas comerciais;
  • Compra de insumos;
  • Anúncios e mídia paga;

Nesse texto buscamos expandir um pouco mais do conceito do que é um cartão corporativo e responder as principais dúvidas existentes sobre o tópico. Para saber mais sobre o Cartão Corporativo do Espresso clique aqui.

1) Existe diferença entre Cartão empresarial x Cartão corporativo

É comum, durante uma pesquisa para instituir um cartão na sua empresa que você se depare com os termos Cartão empresarial e Cartão corporativo. É comum que sejam usados como sinônimos e isso não está completamente errado. No entanto, a diferença entre eles está no faturamento da empresa.

O cartão corporativo geralmente é para empresas com um faturamento mensal maior do que as empresas com cartão empresarial. Com isso, o corporativo pode possuir regalias a mais: maior prazo de pagamento, benefícios e diminuição de algumas taxas. E, de novo, tudo depende do contrato.

Mas no fim, eles exercem a mesma função que um corporativo.

2) Qualquer empresa pode ter um cartão corporativo?

Qualquer empresa, indiferente do porte e faturamento mensal, pode adquirir um cartão empresarial ou corporativo. Para isso, solicite para seu banco e conheça mais sobre as restrições e contratos. As burocracias e funcionalidades, bem como limites e taxas, mudam de banco para banco.

De qualquer forma, saiba que sua empresa pode possuir um cartão corporativo (ou empresarial) para ajudar a organizar suas finanças e centralizar as despesas, inclusive o cartão do Espresso: que está disponível para empresas de todos os portes e segmentos.

3) Cartão corporativo é pré pago ou pós pago? Qual é melhor?

Existem cartões corporativos pré pago e pós pago. Definir qual deles é melhor, porém, vai depender de vários fatores: afinal cada um tem suas vantagens e desvantagens.

A escolha certa depende da atual situação da sua empresa.

Com o cartão pós pago é possível que o colaborador/a empresa realizem compras parceladas. Funciona bem próximo a um cartão de crédito pessoal de pessoa física, garantindo um prazo para o pagamento da compra realizada. Esse cartão permite, por exemplo, aliviar o fluxo de caixa e alocar os gastos no futuro.

Já o cartão pré pago demanda a existência de um saldo disponível. Ele é melhor para você que procura um processo menos burocratico e a liberação de limites maiores de forma mais rápida – já que é você quem define o limite recarregando a conta vinculada. É um ótimo recurso para reduzir reembolsos e gastos com viagens corporativas.

Além disso, ele funciona como o sistema de adiantamentos, oferecendo menor burocracia e maior controle de gastos corporativos.

Agora que você entendeu como funciona o cartão corporativo pré pago, aproveite para se inscrever na lista de espera e entrar na fila para usar o Cartão Espresso e transformar seus processos financeiros.

4) Quais as principais vantagens de um cartão empresarial/corporativo

Indiferente do tipo do seu cartão, as vantagens são as mesmas.

Os cartões surgiram para facilitar as finanças e organizá-las desde o início. Tornando o trabalho do departamento financeiro descomplicado. Entre os benefícios do uso de um cartão podemos listar:

Separar as contas da empresa

Uma das principais dicas em como organizar as contas da empresa é separar a conta pessoal da profissional. Algumas empresas ainda insistem em utilizar a conta profissional para fins pessoais (ou vice e versa), o que essa prática afeta as finanças da empresa, principalmente no quesito organizacional.

Optar por um cartão irá ajudar nessa organização. Assim, você nunca mais precisará usar seu cartão pessoal para questões referentes à sua empresa. 

Organizar os gastos e despesas dos funcionários

Um cartão empresarial para os funcionários é uma maneira de descentralizar a compra ou pagamento de serviços, ao mesmo tempo que centraliza toda a fatura. Dessa forma, é dada a independência aos funcionários, mas o controle dos gastos e despesas continua com a empresa.

Facilita a conciliação contábil

A conciliação contábil é o processo de comparação entre valores que saíram e entraram na sua conta. Com a divisão feita pelo uso do cartão, se torna mais fácil essa comparação, uma vez que os gastos não se misturam e estão centralizados.

Agiliza (e melhora) o controle financeiro empresarial

Boa parte dos cartões corporativos e empresariais possuem um controle online em tempo real. Assim, o controle pode ser feito todo fim do mês, por exemplo, mas a possibilidade de acompanhar as transações de forma online fornece maior segurança e comodidade às empresas.

5) Quais são os principais desafios com o cartão corporativo

Mas nem tudo são flores. A aquisição de um cartão corporativo, em alguns casos, acompanha de desafios ao departamento financeiro. Nada que impossibilite (ou invalide) a adoção de um cartão, mas cuidados deverão ser tomados. Portanto, esteja ciente dos seguintes pontos:

  • Despesas em Dólar

É importante antes de cada compra em Dólar calcular a variação cambial entre Dólar e Real. Agora, o cálculo é feito no dia da compra, não mais no fim da fatura como alguns anos atrás. Outro ponto é que, como os cartões podem ser disponibilizados aos funcionários, é importante alertá-los sobre compras nesse formato.

  • Dificuldade de abrir as despesas detalhadas 

Olhando pela perspectiva do departamento financeiro, há vezes que os valores chegam compilados. Ou seja, não é possível identificar a origem de cada despesa. Isso é importante para a documentação de caixa, considerando também o plano de contas anteriormente criado. Só assim é possível extrair relatórios de despesas e identificar quais são os maiores valores e quais despesas são recorrentes.

  • Gestão das despesas recorrentes

É preciso também tomar cuidados com as despesas recorrentes, como assinaturas de softwares e afins. Nesses casos, são creditados os valores mensalmente. Portanto, é importante tê-los documentados em contas a pagar e a receber. Tudo isso para manter um controle preciso e sem surpresas.

Concluindo

O cartão corporativo ou empresarial é uma boa maneira para descentralizar os pagamentos e organizar as finanças da sua empresa. Mas, como dito, cada cartão possui particularidades em relação ao banco prestador do serviço.

Venha conhecer o cartão Espresso, uma solução descomplicada e eficiente para gerenciar suas despesas.

O cartão Espresso é 100% integrado à gestão de despesas. Uma solução financeira simples, completa e criada sob medida para resolver os principais problemas que ainda existem na sua prestação de contas.

Com o cartão Espresso você pode:

  • Dar adeus aos adiantamentos em dinheiro;
  • Eliminar a conciliação de faturas e recibos, diminuindo erros e fraudes;
  • Garantir maior controle dos valores oferecidos e gastos pelos colaboradores;
  • Minimizar a complexidade da sua prestação de contas, economizando tempo e reduzindo o desgaste dos seus colaboradores;
  • Melhorar a segurança física e trabalhista de toda a empresa.

Integre nosso app ao seu ERP, dê adeus definitivo aos cupons, notinhas e planilhas. 

Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo.